O livro que eu li é intitulado Cão Como Nós, o seu autor é Manuel Alegre. O livro despertou-me uma grande curiosidade pelo seu título, pois gosto muito de animais. O livro fala sobre um cão que não queria ser cão, mas sim humano como nós. O seu comportamento demonstra ao leitor a vontade de ele ser como nós. É um cão que gosta da atenção dos donos a todo o custo, tornando-se num fardo para os seus donos, principalmente para os donos mais velhos (pais e avós). Para os mais novos era um amigo extraordinário. Com o passar do tempo, o cão que era um fardo deixou de o ser, pois todos começaram a gostar de interagir com ele todos os dias e passaram a vê-lo como um filho, neto, irmão, etc. A pessoa que menos gostava do cão era o narrador. A esposa do mesmo era considerada como uma mãe para o cão, pois este tentava estar sempre perto dela, a toda a hora. O autor diz que o cão sente necessidade de estar perto dos seus "pais" (narrador e esposa), diz também que é impressionante o que os cães conseguem fazer mesmo sem lhes ensinarem nada, como nadar: "Um dia, era ainda um cachorro, ladeámos um braço do açude do Vale de Cobrão para irmos pescar mais para o fundo. Por qualquer razão ele ficou para trás, ou porque tivesse adormecido, ou porque andasse a correr atrás dos cheiros a caça que a brisa trazia. Quando viu minha mulher, que para ele, como já disse, era a mãe, na outra margem, começou a gemer e a correr aflito de um lado para o outro. Até que se atirou à água. Era aí uns sessenta metros, mas ele nadou sem hesitação, sempre a olhar na direcção da dona. Nadava e gemia, por vezes ladrava. Eu tinha a sensação de que ele estava a chamar pela mãe." Com esta passagem do livro deixo-vos na curiosidade e na vontade de o ler... Aconselho a leitura, pois é um livro espetacular e mostra o que um animal é capaz de fazer para ser parecido ou igual a nós.
Este é o blogue da disciplina de Literatura Portuguesa da EBS da Povoação. Aqui partilharemos as nossas leituras, as nossas dificuldades e os nossos sucessos.
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
As Quatro Estações, de David Mourão-Ferreira
Este livro é constituído por quatro contos e nestes contos fala-se sobre a vida de quatro mulheres, que são a Vera, a Wanda, a Beatriz e a Erika. Elas representam as quatro estações do ano, daí o título da obra. Em cada conto, o narrador conta episódios da vida de cada uma das quatro mulheres. A minha preferida foi a Wanda, porque de todas apresenta uma vida mais tranquila.
Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco
Este livro é sobre um amor impossível entre um rapaz e uma rapariga, Simão e Teresa, cujos pais são rivais.Os dois lutam muito para que este amor seja possível, com a ajuda de amigos(as) e conseguem comunicar-se através de cartas. Os pais afastaram-nos, pondo-a num convento e a ele na prisão por ter matado o primo dela, Baltazar Coutinho, com quem o pai de Teresa queria que ela casasse. O romance termina de uma forma trágica. Aconselho a leitura do livro a quem gosta de romances.
quarta-feira, 15 de outubro de 2014
Inês de Portugal, de João Aguiar
O livro que eu li tem como título Inês de Portugal e é do autor português João Aguiar.
Este livro é sobre D. Inês de Castro, sobre o amor proibido que teve com D. Pedro, sobre a sua morte e as razões da mesma . Neste livro revela-se o amor de D. Pedro por D. Inês de Castro, que é coroada Rainha de Portugal, estando o título do livro relacionado com isto, porque mesmo morta foi coroada rainha. Na minha opinião, é um livro bom para ler, porque é sobre a história de amor mais famosa de Portugal, mas requer algum conhecimento da história e algum domínio de vocabulário, já que por vezes somos surpreendidos com palavras inusitadas, como por exemplo "almadraquexa", que significa algo tão simples como travesseiro . É um livro cheio de emoções que recomendo a quem goste de romances e a quem queira saber um pouco da história do nosso país.
Subscrever:
Mensagens (Atom)