Esta obra, feita pelo muito conhecido Eça de Queiroz, dá-nos a conhecer uma história de como o ser humano é um ser infeliz por natureza. Aqui o Teodoro, que é a personagem principal, conta-nos a sua vida e a forma como ficou rico de um dia para o outro.
Teodoro trabalha para a D. Augusta, que era viúva do major Marques. Ele ganhava o suficiente para viver, mas não era muito. Um dia, Teodoro ouviu a história de um mandarim, um pássaro, que conseguia pôr qualquer homem rico da noite para o dia, bastava tocar no sino e o pássaro morria ali na frente de quem tocasse o sino.
Depois de o ter feito, Teodoro ficou mais rico do que a sua patroa e decidiu aproveitar a sua riqueza. Certa noite, Teodoro acordou e viu um fantasma, que era o mandarim em pessoa com um papagaio de papel na mão.
Depois do acontecido, Teodoro decide ir para a China e recompensar a família do falecido, Ti Chin-Fu, mas, ao chegar lá, viu que a tarefa não seria fácil, porque havia muitas famílias com o mesmo nome. Depois de ter quase sido morto por um grupo de camponeses que queriam matá-lo e ficar com o seu dinheiro, Teodoro decide voltar para Portugal e manda que o demónio pegue na sua riqueza e divida como este quiser.