terça-feira, 24 de novembro de 2015

A Queda Dum Anjo

                     A Queda Dum Anjo                


     

 O livro A Queda Dum Anjo foi escrito por Camilo Castelo Branco. Conta a história de Calisto Elói de Silos e Benevides de Barbuda, morgado de Agra de Freimas, que nasceu em 1815.
  Calisto, após a morte de seu pai, foi morar com a sua mãe no solar de Caçarelhos, renunciando à carreira das letras. Calisto era quieto, calado e antiquado, lia apenas autores clássicos. Por isso, quando, em 1840, aceitou a presidência municipal de Miranda, queria restabelecer as leis do antigo foral de Miranda, mas o povo riu-se na sua cara e Calisto saiu da câmara.
 Calisto foi depois eleito deputado e foi para Lisboa, onde, no parlamento, lutou pela redução dos impostos e combateu o luxo. Utilizava uma linguagem muito trabalhada, e foi por isso que ficou conhecido.
 Calisto depois apaixonou-se pela primeira vez por uma donzela chamada Adelaide, mas entre eles não aconteceu nada, pois Adelaide não queria relacionar-se com um homem casado. Mais tarde, conheceu uma brasileira que fora ter com ele para pedir uma pensão. Porém, Calisto apaixonou-se e construiu-lhe uma casa. O seu modo de vida mudou completamente, perdeu os seus costumes antiquados e aderiu à modernidade. 


Sem comentários:

Enviar um comentário