O segundo livro de prosa que li intitula-se por A Cidade de Ulisses, da autora Teolinda Gersão.
Este livro relata uma história de amor entre um homem e uma mulher que se encontram na cidade de Lisboa e é nesta que se amam.
O seu amor não é só um pelo outro mas também pela cidade.
Ao longo do livro, Pedro Vaz, personagem principal, descreve a cidade de Lisboa e todos os momentos passados com a sua amada, Cecília Branco.
No entanto, um trágico acidente mata Cecília Branco e Pedro Vaz reencontra outra mulher, Sara, e é com esta que termina sua vida.
Este livro convida-nos a ''viajar'' pela cidade de Lisboa através de todos os detalhes que Pedro Vaz conta juntamente com Cecília, recorrendo a vários momentos da história de Portugal, começando pelas nossas raízes pela conquista dos mouros, pelos descobrimentos, e até por um exame minucioso da época de 80 a 90, relatando aspetos culturais da época. Ainda fala sobre a crise que Portugal passou em que o FMI interviu, em que os salários eram baixos e o desemprego elevado, entre outros aspetos.
De forma conclusiva, este foi um livro que correspondeu às minhas espetativas e que gostei imenso de ler, acabando assim por o recomendar.
Sem comentários:
Enviar um comentário