terça-feira, 19 de novembro de 2019

Bichos ( "Nero"), de Miguel Torga

O texto que estive a ler é um conto do livro Bichos, de Miguel Torga. Este conto tem como personagem principal um cão, cujo nome é Nero, sendo este nome o título do conto. Este cão encontra-se já às portas da morte, esperando o seu último sopro, devido à idade avançada. Quando ele se apercebe que a sua hora está a chegar, começa a reviver os momentos que teve ao longo da sua vida, tanto os bons como os maus. Ao mesmo tempo fica pensativo, apercebendo-se das saudades que terá dos seus donos, apesar de estes terem sido rudes para com ele no período em que lhe tentavam impor regras, mas este não sente que irá fazer falta aos seus "proprietários". Apesar de tudo isto e das fases más, este bicho acabou por falecer em paz, pois, quando estava prestes a dar o último suspiro, viu a sua dona aproximar-se do seu velho corpo e a chorar. É assim que Nero acaba por falecer em paz e feliz, pois pensava que os seus donos estavam impacientemente à espera do seu falecimento para colocarem alguém mais novo no seu lugar.
Podemos assim concluir que este conto é visto como uma metáfora, pois é através da vida de um cão que já se encontra no seu tempo terminal que observamos a visão do autor sobre a vida humana, ou seja, identificamos que um ser humano pode ter uma vida feliz, simples e que deixe marcas tal e qual um cão doméstico.
Gostei em particular deste conto por ter uma perspetiva sobre a vida humana e sobre o típico contraste vida/morte e ainda sobre a questão existencial ( sentido da vida).

3 comentários:

  1. Pelo aquilo que contaste, gostei muito da temática desse conto. Há uma parte em que relatas que Nero pensava que os seus donos o iriam substituir depois do mesmo falecer, gostei pessoalmente dessa parte, pois muitas das vezes estamos como o Nero, receosos por ser substituídos por alguém melhor que nós. Na minha opinião, nem os animais nem as pessoas são objetos substituíveis, cada um é especial e diferente à sua maneira.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do breve resumo que fizeste relativamente a esta obra, pois fiquei convencida de que algum dia a irei ler por gostar tanto de animais. Na parte em que referiste que Nero estava quase a morrer, não ficaste emocionada? Bom acho que se fosse eu já estaria totalmente em lágrimas. Porque infelizmente a vida é assim mesmo na verdade, todos temos um fim.

    ResponderEliminar
  3. é um conto lindo já o li várias vezes

    ResponderEliminar