sábado, 1 de junho de 2013

O Livro de Cesário Verde


Em relação à obra de Cesário Verde, achei uma escrita fácil e interessante por nunca ultrapassar as quadras e as quintilhas em relação ao número de versos. É uma obra composta por poemas que não “fogem” ao assunto do campo/cidade e mulher anjo/mulher fatal. 
De acordo com as minhas expetativas, achei fácil de compreender, tanto o livro como a escrita do autor, talvez por ter sido um poeta que dei na disciplina de Literatura Portuguesa.
Coloquei no meu portefólio o poema "A Débil", por ter gostado particularmente deste poema. Não gosto dos poemas da oposição campo/cidade, preferindo assim os poemas que retratam a mulher que Cesário descreve. 

Cesário Verde tem uma escrita interessante, devido à visualização que nos permite. Consegue transpor-nos para realidade como se a estivéssemos a ver. Tem uma escrita fotográfica e predominante em relação às sensações. 

1 comentário:

  1. Os poetas multifacetados dominam o pensamento humano. São autênticos psicólogos e sociólogos. Têm uma capacidade e sensibilidade de observar e descrever a natureza e/ou o que os rodeia, seja qual for seu campo de visão (o cenário).
    Parece-me a mim que preferes a parte mais psicóloga ou socióloga de Cesário ao colocares no teu portefólio o poema "A Débil" que fala da mulher, assim como dizes.
    Por outro lado, falas de uma escrita cinematográfica, "fotográfica", nas tuas palavras, e realmente esta capacidade de desenvolver um retrato, expondo e jogando com as sensações (visuais, auditivas, táteis, gustativas e olfativas), favorece a adesão do leitor e permite-lhe entender de forma pormenorizada a mensagem global, seja do poema, seja da obra.

    ResponderEliminar