A Cidade e as Serras
Este livro é de autoria de Eça de Queirós. Trata-se de um livro do modo narrativo em que o género é o romance. Este livro foi escrito numa época em que Eça de Queirós se afasta do realismo e abandona o seu estilo crítico à sociedade da época. Esta obra é sobre dois homens, em que um deles, embora natural de Portugal, estava a residir em Paris (Jacinto) e o outro, residente em Portugal, foi a Paris visitar o seu amigo (Zé Fernandes).
A história estende-se por uma longa jornada dos dias de ambos em Paris, em que parecia que o Jacinto tinha esquecido a sua terra e que não queria voltar a Portugal, mas Zé Fernandes tinha sempre Portugal no seu pensamento. Até que certo dia isto mudou, Jacinto viu-se aborrecido em Paris e farto das mesmas coisas. Certo dia ele recebeu uma carta de Tormes, que exigia que voltasse à sua terra, e para minha surpresa, ele ficou feliz por ter de voltar. Na sua longa viagem de regresso a Portugal houve alguns precalços. Passado algum tempo, Jacinto vê-se com um dilema entre mãos, se volta para Paris ou se fica em Portugal.
Eu, em particular estou a gostar de ler este livro porque faz-nos refletir acerca da vida.,Faz-me pensar que ter tudo nem sempre é a melhor opção, por vezes quanto mais simples melhor. A vida de Jacinto em Tormes, muito mais simples e sem os luxos que tinha em Paris, acaba por o fazer muito mais feliz do que quando vivia na capital francesa.
Apesar de ter tido alguma dificuldade em perceber o assunto do livro, devagarinho cheguei lá, em particular escolhi ler este livro tanto pelo seu título como pelo seu autor.
Irei pesquisar mais sobre o livro e quem sabe lê-lo, só pelos simples facto de que Eça de Queirós se afasta do realismo, como antes tinhas referido, isso deixou-me muito curisosa.
ResponderEliminar