quarta-feira, 3 de abril de 2019

A segunda vida de Francisco de Assis, de José Saramago


Resultado de imagem para a segunda vida de francisco de assis


Começo por aconselhar a leitura deste livro, pois é muito interessante pelo facto de contar a história da vida de um santo.
A segunda vida de Francisco de Assis é da autoria de José Saramago. Este livro é um texto de teatro onde se apresenta a história de um santo, Francisco de Assis.
Inicialmente, encontram-se em cena o presidente da empresa e os membros do conselho a discutir sobre o que devem ou não fazer para melhorar o gráfico. Estão "sobre a mesa" duas hipóteses: melhorar o produto ou preparar-se os agentes. Assim se entra no mundo da "política", segundo José Saramago.
Passado um tempo, Francisco de Assis, que se encontra supostamente morto, reaparece diante a sua mãe e mais tarde às restantes pessoas. À medida que o tempo passa, vai tentando destruir a companhia, pois esta estava rica e, como fundador da mesma, queria voltar a fazer o que fazia, ou seja, ajudar os pobres e não acumular riqueza.
Com esta peça, José Saramago faz mais uma crítica à Igreja Católica: a companhia de S. Fancisco de Assis é a própria Igreja, que não pratica os princípios de solidariedade e de generosidade pregados por Jesus Cristo, da mesma forma que a companhia, em vez de ajudar os pobres, enriquecera.
É de salientar que Francisco de Assis foi um frade católico da Itália. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para a vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos.

3 comentários:

  1. Nessa pequena síntese da história referes que José Saramago faz mais uma critica à Igreja Católica, quais são as outras antecedentes a essa? Foi isso que me deixou mais curiosa. Partilho da mesma opinião sobre a possibilidade do livro ser interessante pelo facto de contar a vida de um Santo, algo que não é muito comum no meu ponto de vista.
    Irei pesquisar mais sobre o livro e quem saiba até posso lê-lo. Obrigada pela sugestão.

    ResponderEliminar
  2. Depois de ler este breve resumo sobre do que este livro se trata, acho que seja uma obra muito interessante. Na minha opinião apenas a descrição da personagem "Francisco de Assis" referida na sugestão acho que seja um bom argumento a favor para as pessoas que se interessam por este tipo de livro, assim como eu me interessei. Sendo assim, uma grande vantagem para as pessoas interessadas fazendo-as acabar por ler o livro. Concluindo, achei uma ótima sugestão da tua parte. Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Após ler o teu resumo sobre o livro despertou-me o interesse em saber mais acerca do mesmo. Podemos comparar o tema de critica de José Saramago neste livro que é a critica à igreja com a igreja da atualidade, nos dias de hoje ainda vemos algumas igrejas que dão mais valor ao luxo e às riquezas que a mesma tem. Uma boa parte da população nos dias de hoje é da mesma opinião de José Saramago.

    ResponderEliminar