segunda-feira, 10 de junho de 2019

Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco




O livro que li tem como título Amor de Perdição e é da autoria de Camilo Castelo Branco. O livro relata uma história de amor entre dois jovens cujas famílias são rivais, Simão e Teresa quer longe ou perto amaram-se sempre. Para evitar esse mesmo amor, o pai de Teresa envia-a para um convento e mete Simão na prisão, pois este tinha matado o primo de Teresa para evitar que a mesma se casasse com ele. Mesmo distantes, os enamorados comunicavam através de cartas, cartas essas completamente emotivas e comoventes.
Para finalizar, gostei muito do livro apesar de não ser grande fã de histórias amorosas. Aconselho a leitura deste livro a todos os jovens que apreciam romances finalizados tragicamente. Realço também que a linguagem do livro requer por vezes a solicitação de um dicionário.

2 comentários:

  1. Romances com fins trágicos fazer-me lembrar Shakespeare, na tua opinião achas que as duas obras podem estar relacionadas?

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião, acho que podemos realmente relacionar a obra de Camilo e a obra de Shakespeare.
    Ambas as obras apresentam como tema o amor proibido entre dois jovens, amor esse que ultrapassa todas as condicionantes e barreiras.
    Há momentos muito semelhantes apresentados nas duas obras, por exemplo, a morte do futuro pretendente da protagonista, isto é, na obra de Camilo, Simão mata Baltasar, futuro marido de Teresa, e na obra de Shakespeare, Romeu mata Páris que iria casar com Julieta.
    Outro acontecimento semelhante entre os dois romances é a comunicação dos enamorados através de cartas.
    Ao leres esta obra de Camilo irás certamente compreender melhor estas semelhanças.

    ResponderEliminar