domingo, 2 de junho de 2013

Ilha Grande Fechada, de Daniel de Sá

                                                                              



Título: ILHA GRANDE FECHADA;


Editora: Ver Açor;

Autor: Daniel de Sá.





    A última obra de prosa que escolhi tem como título Ilha Grande Fechada, do açoriano Daniel de Sá.

    Escolhi essa obra primeiro pela curiosidade de conhecer a escrita de um autor micaelense e também porque me fascinou, pelo facto de "falar" da nossa linda e maravilhosa ilha.
  
    Nesta obra, o narrador, João (indivíduo casado com Irene e com dois filhos),  relata uma experiência que passou participando numa romaria devido a uma promessa que fez quando estava na guerra: caso escapasse aos "tormentos" e aos perigos iria de penitência de, ainda acrescentou, pão e água.
    A obra é dividida em nove dias. Os primeiros oito dias relatam o "sabor"  de ir de romaria,  as dificuldades enfrentadas, mas acima de tudo mostra a força de vontade de João.
    Já o nono dia, João finalmente estava em sua casa com a sua esposa, os seus filhos e sua cadela, mas tem novamente de se despedir da sua família, desta vez não por ir de romaria, pois acabava de voltar, mas sim pelo facto de ter assinado um contrato para ir trabalhar para o Canadá.
    O final dessa obra é muito triste, principalmente a despedida de João da sua cadela, para quem gosta de animais, é um pouco chocante.

    Aconselho a leitura dessa obra, para conhecerem um pouco do escritor da nossa "terra" e mesmo para perceberem o que é ir de romaria, principalmente quem nunca foi.
    Em suma, é uma obra fácil de compreensão, uma obra que menciona as belezas da nossa ilha e que faz nos refletir e sentir orgulho de sermos Açorianos


2 comentários:

  1. Excelente escolha! Felizmente já tiveste a oportunidade de ir em romaria e sabes bem o que significa aquela semana de penitência, no entanto, são muitos(as) os que falam sobre as romarias, "lançando" os maiores disparates e nunca foram numa. A parte da chegada a casa é, sem dúvida, um momento especial de reencontro com aqueles que são os nosso pilares. Esse é mais um dos livros que tenho de ler futuramente!

    ResponderEliminar
  2. O final é mesmo chocante e totalmente inesperado. Não sei como classificar aquele ato, se de brutalidade, se de compaixão...

    ResponderEliminar