segunda-feira, 10 de junho de 2019

A Queda Dum Anjo, Camilo Castelo Branco



Antes de começar a falar propriamente da obra em si, devo dizer que achei a leitura deste livro um pouco complicada de entender, mas recomendo vivamente aos amantes de drama e de política a leitura do mesmo.
A Queda Dum Anjo é um romance satírico da autoria de Camilo Castelo Branco, escrito em 1866, cujo assunto predominante é a corrupção política, essencialmente a corrupção de Calisto Elói de Silos, personagem principal. Calisto, o protagonista da história, começa por ser apresentado como um simples fidalgo conservador, que representa em si o povo português. Mais tarde, Calisto foi eleito deputado. Quando isto aconteceu ele foi para Lisboa onde fica fascinado pelos altos cargos e pela luxúria que lá predominam. Calisto deixara para trás a sua esposa, e quando o luxo e ambição tomaram conta dele, ele deixou ser o "anjo" e começou um relacionamento extra-conjugal com uma prima do Brasil (Ifigénia), que veio para Portugal após o falecimento do marido.
A verdadeira "queda do anjo" deu-se quando Calisto, de posição política miguelista, se muda para o partido liberal do governo abandonando, os seus princípios e os do povo que o elegera. Passado algum tempo, a sua esposa vai à sua procura, depois de ter notado que ele se tinha transformado num amante frio e distante. Quando chegou perto dele ele já não queria saber dela e mais tarde, quando ela o procura novamente, ele está com a amante em Paris. Teodora, esposa do protagonista da obra, começa um relacionamento com um primo interesseiro, após os seus desgostos.
Assim sendo, conseguimos perceber o porquê do nome da obra: vimos ao longo do livro alguém que era bom tornar-se numa pessoa má e desprezível.

3 comentários:

  1. Pelo teu breve resumo da história, achei o tema do livro interessante. A mudança de carácter de Calisto deveu-se sobretudo à ganância e à sede pelo poder, algo que podemos encontrar nos altos cargos da nossa sociedade. Infelizmente, hoje em dia os bens materiais e os estatutos substituem a humildade e o altruísmo.
    Obrigada pela tua sugestão, irei pesquisar mais sobre o livro, pois o mesmo despertou-me curiosidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente hoje em dia existe múltiplas situações em que a ganância destroi o carácter de uma pessoa. Este livro fascinou-me pelo facto de Camilo ter feito uma caracterização da sociedade da época presente ate aos dias de hoje. Infelizmente esta ganância continua a afetar o ser humano e da pior maneira.

      Eliminar
  2. Exatamente, acho que ao retratar essas múltiplas situações Camilo acaba por alertar a sociedade. Emite uma espécie de alerta contra a vaidade e a superioridade na comunidade, vaidade essa que pode vir a transformar pessoas. Infelizmente, esse alerta é raramente notado e posto em causa.
    Independentemente da época história, acho que os valores morais deviam estar a cima de tudo.

    ResponderEliminar