O livro que li tem como título Cem Poemas de Sophia e, como o título indica, é da autoria de Sophia de Mello Breyner Andresen. Neste livro reúnem-se cem poemas dos mais representativos da obra de Sophia, cujo principal aspecto é dar a conhecer o essencial de uma poesia que todos os portugueses devem ler e amar.
A maioria dos poemas apresenta como tema a natureza, quer pelas referências ao mar, quer pelas referências ao campo. Acrescento também que vários são os poemas com referências a figuras mitológicas, como por exemplo, Apolo, Kassandra, Dionysos, Orpheu, Eurydice, etc...
Gostei muito deste livro, pois Sophia é uma das minhas escritoras de eleição e a partir deste livro pude ler poemas fantásticos da sua autoria que eu desconhecia. Aconselho a leitura deste livro pois todos os poemas apresentam temas super interessantes. A linguagem do livro é super acessível, raramente tive a necessidade de recorrer ao dicionário.
Sophia de Mello Breyner é uma escritora muito querida entre a maioria dos portugueses, está obra de que falas nunca a li mas já li outras obras dela que me fascinam e que despertam a curiosidade para a leitura de mais obras dela. O fator mitológico fascina-me imenso e cativou-me a ler a obra. Obrigada pelo teu resumo.
ResponderEliminarDe facto, Sophia é uma escritora admirada pela maioria dos portugueses, a mesma nos seus poemas transmite o orgulho e o amor em pertencer a esta pátria.
ResponderEliminarSe leres o livro irás perceber que alguns dos poemas lá apresentados não te são totalmente desconhecidos, pois foram abordados no teu percurso escolar.
As descrições do mar e da natureza são um dos vários elementos que cativam a leitura da obra.