O conto que li é da autoria de Miguel Torga, tem como título "Miura" e pertence ao livro Bichos.
O conto tem como protagonista Miura, um touro a quem foi tirada a liberdade e o levaram para participar de uma tourada. Miura foi colocado num curro o que o faz sentir preso, encurralado e ficar furioso por não conseguia sair. Com as saídas dos outros touros para a arena, Miura relembra o seu passado na lezíria ribatejana, sítio em que se criara e fora livre. O touro sente-se cada vez mais angustiado e com medo devido aos sons das palmas, gritos e música. Ao entrar na arena, Miura sente-se nervoso e agitado, mas estes sentimentos logo são substituídos por fúria. Miura consegue atacar o toureiro uma vez e fere-o. Depois de algum tempo, já cansado deixa-se vencer e entrega-se o seu cruel destino, a morte.
Gostei deste conto pois relata o quanto o ser humano consegue ser insensível a ponto de fazer coisas cruéis a um animal apenas para sua diversão. Também nos mostra que, tal como nós, os animais têm sentimentos.
Qual é a tua opinião em relação à prática das touradas em Portugal? Apoias ou és contra?
ResponderEliminarMuitas pessoas, infelizmente, ainda acham que a tourada faz parte da cultura. Achas que se essas mesmas pessoas lessem este conto de Miguel Torga iriam mudar de opinião?
Não concordo com as touradas, pois acho um desrespeito com os animais tratar-lhes assim tão cruelmente e como nós os animais também têm sentimentos.
EliminarAcho que se as pessoas lessem este conto iria sim mudar as opiniões das pessoas mas não acho que aconteça com todas, pois ainda existe pessoas cruéis, com uma mentalidade antiga e tradicional.