sexta-feira, 19 de junho de 2020

O Avejão, de Raul Brandão

O Avejão, de Raul Brandão


    Para o Projeto Individual de Leitura de Literatura Portuguesa, foi-me proposta pela professora da disciplina a leitura de uma das obras de Raul Brandão, nomeadamente, O Avejão.
Partindo do conceito de 'avejão', que é uma espécie de assombração, devo dizer que me interessei imediatamente pela obra. 
   O Avejão é um texto dramático que apresenta uma história em que as personagens principais são o avejão e a Velha.
   Neste texto, Raul Brandão apresenta-nos uma situação na qual uma mulher já com a sua idade  se encontra à beira da morte. 
O Avejão surge como uma sombra, com o objetivo de a levar para o "além". Depois de lhe revelar o porquê da sua visita, a mulher começa a inventar desculpas para não ser levada, dizendo que realmente não viveu a vida como queria. O Avejão acaba por lhe dizer que tudo o que fez na vida foi inútil e que provavelmente depois de morrer o céu e o inferno não existem. 
    De uma forma geral, Raul Brandão apresenta através da sua escrita a sua opinião sobre a vida e a morte, dizendo que tudo o que fizemos até agora pode ter sido inútil.

1 comentário:

  1. E perante essa opinião do escritor, qual é a tua opinião sobre a morte? Concordas também que tudo o que estamos a fazer na nossa vida vai ser, mais tarde, considerado inútil?

    ResponderEliminar