segunda-feira, 15 de outubro de 2012


     Para a disciplina de Literatura Portuguesa decidi ler o livro Inês de Castro, A Estalagem dos Assombros da autora Seomara da Veiga Ferreira. É um livro histórico fruto de grandes investigações e de estudo por parte da escritora. 

     O meu interesse pelo livro deveu-se ao facto de ser sobre o casal mais apaixonante e marcante da História de Portugal: Inês de Castro e D.Pedro.
    Com a leitura deste romance histórico poderei compará-lo a outro livro já lido sobre esta história de drama e amor.
    O livro é narrado por D.Beatriz, mãe de D.Pedro futuro Rei de Portugal. A rainha conta tudo o que se passa e já se passou á sua volta, as suas memórias e fala-nos sobre sobre a sua ama.
  D.Beatriz relata a personalidade de cada personagem histórica, dá conta dos interesses políticos entre Portugal e Castela acabando por narrar a paixão que D.Pedro sentia por Inês de Castro.
  Apesar se ser um livro extremamente descritivo, consigo colocar-me na história como se visualizasse os acontecimentos e as personagens. Esta história relata-nos com fidelidade uma época da História de Portugal. Até ao momento gostei do enredo do livro porque nos fala de um amor que não era possível de se concretizar devido aos interesses políticos.


Micaela Raposo

4 comentários:

  1. Um livro, que todos os interessados em cultura portuguesa, deveriam ler.
    É um bom partido para conheceres melhor a história do teu país e que carácter foi adquirindo, assim farás (mentalmente) uma comparação mais concreta em relação à mentalidade portuguesa.
    Boa Leitura!

    ResponderEliminar
  2. Certamente um dos maiores amores vividos em Portugal e em toda a idade média!

    ResponderEliminar
  3. Conheço a história por alto, o mais aprofundado que conheço é atravez de um excerto que é descrito nos Lusíadas.
    Achei uma história muito triste e emocionante.
    Penso que vou querer ler o livro.
    Boa Leitura :)

    ResponderEliminar