segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A Birra do Morto

O livro que estou a ler é um livro de teatro escrito pelo autor Vicente Sanches. Este livro contem três peças: «A Birra do Morto», «Promissão do Quinto Império» e «Metáfora».
Após a leitura da peça «A Birra do Morto», pude concluir que este livro vai ser muito interessante e cómico devido às falas de uma das personagens principais - a Viúva. 
Esta é uma peça sobre um morto que se recusa a ser enterrado. Após a sua morte, o morto é levado para a casa mortuária onde era suposto ser vestido e depois seguir para o caixão, mas ele alega " sofrer de claustrofobia" e recusa-se a vestir o seu fato e a colocar a gravata, saindo da sala destinada aos mortos e indo, em cuecas, para junto das pessoas que estavam na sala do velório, onde discute com as pessoas que lhe dizem para este se ir vestir, mas ele insiste. Entretanto, uma senhora manda chamar a Guarda Republicana, vindo um sargento e dois soldados que o obrigam à força bruta a colocar-se dentro do caixão. 
 O morto começa a inventar desculpas e mais desculpas para não ser enterrado, dizendo que quer despedir-se da sua esposa. Esta demonstra não estar muito triste com a recente viuvez.
Ao fim de uma longa entre o morto, a mulher e o guardas republicanos, finalmente conseguem fechar o caixão e a cerimónia fúnebre prossegue . 
Este é um resumo prévio da primeira peça. Quando terminar a leitura da segunda peça, volto para vos contar a história e dizer se gostei tanto como gostei da «A Birra do Morte».

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. É um livro muito cómico e brinca muito com o impossível. De certo que dá gozo lê-lo. Boa leitura!

    ResponderEliminar
  3. Pelo que foi resumido acho que o livro é muito interessante e comico. Penso que fizeste uma boa escolha e acho que vai ser a minha proxima.
    Boa leitura.

    ResponderEliminar
  4. A obra parece-me bastante interessante, estou a começar a ler este livro! E certamente vou gostar de lê-lo!

    ResponderEliminar