segunda-feira, 8 de junho de 2020

A Castro, de Júlio Dantas

A Castro de Júlio Dantas - Manuseado - www.manuseado.pt

O livro que li tem como título A Castro e é da autoria de Júlio Dantas.
Este texto é sobre uma das mais emocionantes histórias de amor portuguesas, a história de Inês de Castro e do rei D. Pedro.
De todas as versões e livros existentes que nos relatam esta história, este texto dramático de Júlio Dantas dá-nos uma perspetiva diferente, pois nesta a figura do rei Afonso IV, pai de Pedro, é-nos apresentada de uma forma menos cruel e mais emocional.
Inês e Pedro, caracterizados de uma forma que pretende dar ênfase à sua paixão, amam-se contra a vontade do rei Afonso IV e dos seus fidalgos nobres, pois, segundo os mesmos, Inês era a perdição do reino. O ódio dos fidalgos era tanto que foram eles próprios quem aconselharam o rei Afonso IV a matar Inês, conselho este que deixa o rei desconfiado, pois para ele, Inês era inocente e não havia lei nenhuma que a condenasse.
Certo dia, Inês conta às suas amas que tinha tido um sonho e que nesse sonho a mesma era morta devido ao descontentamento do povo perante o seu amor. Pouco tempo depois, as amas de Inês vêm avisá-la que el-rei estava prestes a chegar e que vinha acompanhado pelos seus fidalgos e por uma pequena multidão.
Mal chega, o rei Afonso IV depara-se com Inês prostrada diante de si pedindo piedade. Inês suplica por si e pelos seus filhos, teme pela dor que a sua morte irá causar a Pedro.
Afonso IV mostra-se sentimental e nega-se a condenar Inês, mas os seus fidalgos afirmam que justiça tem de ser feita pelo reino. Ao virar costas para ir embora, o rei Afonso IV vê os seus fidalgos a correr na direção de Inês tirando as suas espadas da bainha.
O sonho de Inês tinha acontecido verdadeiramente, fora assassinada, deixado assim para trás a sua paixão e os frutos da mesma, os seus filhos.
Ao saber desta notícia, D. Pedro cai num grande choro, gritando e prometendo a Inês que iria fazer dela rainha.
Gostei muito deste livro, porque, na minha opinião, a história de Inês e Pedro é intemporal e nunca é demais ler sobre a mesma. Esta história de amor, que acaba de forma trágica, contraria as histórias de amor perfeitas e demasiado romantizadas, o que para mim é um ponto positivo, pois isto só prova que o amor da vida real é um sentimento que pode curar como também pode ferir.


Sem comentários:

Enviar um comentário