sábado, 7 de março de 2020

As Pupilas do Senhor Reitor - Júlio Dinis


Resultado de imagem para as pupilas do senhor reitor julio dinis


O livro que li tem como título As Pupilas do Senhor Reitor e é da autoria de Júlio Dinis.
Esta obra conta-nos a história de duas jovens irmãs, Clara e Margarida, que, como eram órfãs, estavam sob o cuidado e vigilância de um tutor escolhido pelos já falecidos pais. O senhor reitor, pároco da aldeia onde a história é narrada, tinha sido o escolhido. O mesmo era reconhecido por toda a população como uma pessoa de grande saber e influência. 
Ao mesmo tempo que nos é apresentada a história destas duas irmãs, há destaque para uma outra família, a de José das Dornas, lavrador abastado, que era viúvo e tinha dois filhos, Pedro e Daniel. 
Pedro, o mais velho, é sempre descrito como o mais forte e robusto e, pelo contrário, Daniel é apresentado como sendo o mais frágil e incapaz. 
Considerado o mais debilitado face às tarefas árduas de lavrador, Daniel é conduzido por seu pai e pelo senhor reitor ao mundo dos estudos, começando primeiramente pelo latim e caminhando mais tarde para a medicina, a qual teria de ser estudada no Porto, onde Daniel acaba por se tornar cirurgião. Com essa partida para o Porto, Daniel deixa para trás a sua infância, as suas memórias e principalmente a sua paixão, Margarida, sendo esta um dos principais motivos para a sua partida, visto que esse amor infantil não era de agrado nem do pai de Daniel, nem do tutor de Margarida.
Gostei muito deste livro, posso dizer que foi dos mais cativantes e interessantes que li até ao momento. Na minha leitura destacou-se sobretudo a personagem de Margarida, devido ao seu carácter benevolente que se manifesta nas suas atitudes moralmente corretas. Esta é também uma das razões para minha recomendação deste livro.


3 comentários:

  1. Pelo teu resumo muito bem conseguido, gostei muito do conteúdo da obra. Conveceste-me de certo a um dia o ler. Na tua opinião gostaste do livro? O que achaste da escrita de Júlio Dinis?

    ResponderEliminar
  2. Como podes ver no meu resumo afirmei que gostei muito do livro, mas mais uma vez, digo-te que gostei muito.
    A escrita de Júlio Dinis foi um dos motivos que me fizeram gostar do livro, pois no meu ver ela é muito interessante. A facilidade em estabelecer diálogos naturais entre as personagens e a proximidade existente entre o narrador e o leitor são duas das características do escritor que mais me chamaram à atenção.

    ResponderEliminar
  3. Sim, eu sei que disseste que gostaste da obra, mas foi algo generalizado daí a minha pergunta. Agora fiquei esclarecida, obrigada. Pelo teu relato devo dizer que a escrita de Júlio Dinis parece algo único e inovador, fiquei curiosa acerca desta autor devido ao teu testemunho.

    ResponderEliminar