segunda-feira, 16 de março de 2020

Mensagem - Fernando Pessoa


A obra que li tem como título Mensagem e é da autoria de Fernando Pessoa.
Este livro no seu todo é uma obra constituída por inúmeros poemas, que têm como temática principal os feitos do povo português. Ao longo da obra é possível relacionar os poemas de Fernando Pessoa com a obra de Luís de Camões, Os Lusíadas. Escolhi esta obra essencialmente por ser de um autor muito conhecido a nível geral, mas desconhecido de mim, pois nunca tinha lido nenhum livro do mesmo. Embora esta seja a minha primeira vez a ler Fernando Pessoa, devo dizer que a sua escrita e principalmente a temática são muito interessantes.
Os poemas desta obra não apresentam continuidade, referindo-se a diversos episódios e personagens da história de Portugal. Todos estes visam glorificar os antepassados dos Portugueses. A fundação do reino português, os reis portugueses, os feitos que glorificaram o nosso país, destemidas personagens da história que se destacam pelo seu contributo para a afirmação do reino português, as descobertas marítimas e não marítimas realizadas, bem como a riqueza do reino português são os elementos fundamentais que contribuem para a temática desta obra.
Gostei muito da obra, essencialmente por glorificar o nosso país. Esta obra faz com que não nos esqueçamos da luta que os nossos antepassados tiveram até nós conhecermos o país como ele é hoje. É uma chamada de atenção aos mais esquecidos sobre quem um dia foi Portugal. Recomendo vivamente a leitura desta obra.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Pelo teu resumo, acho que esse livro poderá ser interessante para futuras leituras minhas. Na tua opinião, o livro não se tornou monótono e repetitivo devido ao facto de maioritariamente ter como tema os feitos portugueses?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Não considerei a obra monótona nem repetitiva, pois abesar dos feitos dos português serem o tema predominante, cada poema conta um episódio diferente da história e fala de figuras históricas diferentes. É notável que não há monótomia na obra através da sua divisão, a obra divide - se em três partes. O tema abordado na primeira é a afirmação do reino português, a segunda parte fala do desbravamento dos mares, a aventura pelos mares nunca antes navegados e a última parte fala essencialmente sobre o sebastianismo e sobre o alerta que fica feito à população da época.

      Eliminar